5 grandes habilidades de um empreendedor de sucesso

Tempo de leitura: 10 minutos

O empreendedorismo tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país, principalmente em período de recessão econômica, como o que vivemos no Brasil atualmente.

Dados divulgados pelo governo federal informam que, anualmente, cerca de 600 mil empreendimentos são abertos no Brasil, e que, hoje, já são mais de 1,5 milhão de microempreendedores ao longo de todo o território nacional.

Esses dados mostram a grande capacidade empreendedora que existe na raça dos brasileiros.

Mas para ser um empreendedor de sucesso, algumas importantes características devem andar juntas, para que o sucesso seja alcançado de forma mais rápida e assertiva.

Continue lendo este artigo e descubra algumas dessas características que pesquisamos e selecionamos para apresentar a você.

Quais habilidades profissionais necessárias em um empreendedor de sucesso?

#1 Proatividade

Para quem já participou de seleções para o mercado de trabalho, certamente já se deparou e muito com esta palavra.

Um profissional proativo é aquele que se antecipa às situações. Ele tem conhecimentos avançados sobre a área de atuação, aprende como seus colegas trabalham, adquirindo para si as experiências alheias e aproveita desses fatos para aplicar em suas ideias e nas necessidades existentes dentro de uma rotina profissional.

No caso de empreendedores, fica esta frase para reflexão: empreendedores que não são proativos, NÃO SÃO empreendedores.

Um empreendedor precisa estar sempre antecipado às ações necessárias para alavancar o seu negócio, todos os dias. Ele não pode, jamais, esperas que outras pessoas o digam o que fazer, ou esperar os movimentos do mercado para tomar uma decisão. Ele precisa estar atento a tudo a sua volta, para que possa saber usar essa proatividade em favor do negócio para aumentar produtividade, vendas e impulsionar sua equipe.

Como ser proativo?

A empatia é um ótimo início. Coloque-se sempre no lugar do seu cliente, ou do seu subordinado, para descobrir de que forma poderia ajudar. O negócio é um investimento seu, e não se trata apenas de investimento financeiro, se trata de investimento emocional, de esforços, de longas noites sem dormir e de muitos sonhos. Portanto, fique atento ao ambiente e a tudo que o cerca, e tenha sempre ideias. Ideias inovadoras, baratas e úteis para o seu negócio e para otimizar processos, proteger o meio ambiente e alavancar você e sua equipe rumo ao sucesso e às realizações.

#2 Disciplina

A disciplina é mais do que necessária para um empreendedor que deseja obter sucesso em seus empreendimentos. Ela mantém viva as suas ideias e os objetivos para alcançar o tão desejado sucesso.

Mas ter disciplina não é uma tarefa muito fácil. Muitas situações acontecem no decorrer dos dias, que por vezes podem tirar o empreendedor do foco e impedir que seja disciplinado.

A disciplina mantém viva as ideias e a motivação, porque leva o empreendedor a planejar suas ações para que seus objetivos sejam alcançados.

Além disso, a disciplina ordena o trabalho do empreendedor, em todos os momentos da jornada. Ela o mantem focado no trabalho, mesmo quando o entusiasmo não estiver mais presente.

Como ser disciplinado?

Por ser uma tarefa necessária, nem sempre é divertida ou muito bem aceita, pois ela retira o individuo de sua zona de conforto a todo instante. Faça chuva, frio ou sol, as tarefas precisam ser executadas. A procrastinação deve ser extinta do seu dicionário.

O primeiro passo é ser bastante realista. Entender que cada pessoa tem um tempo e que o dia tem apenas 24 horas já é um bom começo. E nessas 24 horas, você enquanto empreendedor, precisa comer, dormir, se exercitar, relaxar e trabalhar. Sendo assim, o ideal é dividir o tempo e seguir com foco.

Talvez uma das coisas mais importantes que vão ajudar a ter disciplina é o planejamento. Aliás, sem planejamento, será praticamente impossível ter disciplina.

Seja estratégico. Desenhe seu planejamento, para levá-lo em direção à realização dos seus sonhos, monte um plano de ação e siga. Com o planejamento escrito, com as ações programadas, dificilmente você irá desviar-se do foco. Seja persistente!

#3 Organização

Ser um empreendedor irá tomar muito tempo de sua vida. E assim como ser disciplinado, ser organizado demanda respeitar os momentos de cada ação no seu dia a dia. Hora de comer, de se dedicar a família, de se exercitar, e principalmente, de trabalhar.

Se você é disciplinado, terá a organização como brinde, pois uma não anda sem a outra. Para ser disciplinado você precisa ser organizado, e vice versa.

Portanto, entenda que ser organizado fará de você um empreendedor diferenciado, responsável e seguro de suas decisões e atividades.

A tecnologia nos oferece uma série de ferramentas, gratuitas ou por preços bem acessíveis, que nos ajudam e muito a organizar a agenda e as tarefas. Confira duas que utilizamos aqui na Percepção Digital:

Google Agenda: Integrado ao Gmail, a agenda do Google é fantástica. Você pode conectá-la ao seu Smart fone e colocar lá todos os seus compromissos. O aplicativo se encarrega de lhe notificar da forma que escolher, seja por um e-mail, um alerta no telefone ou uma janela que se abre no computador minutos antes do seu compromisso. Além disso, você pode adicionar o e-mail das pessoas envolvidas com o seu compromisso, que ele também se encarrega de notificar a pessoa para que ela também não se esqueça.

Trello: O trello é um aplicativo gratuito excelente para o trabalho em equipe. Por meio dele você consegue criar pastas de trabalho e adicionar participantes de sua equipe, para que eles acompanhem o andamento do serviço ou façam contribuições. Além disso, a ferramenta é uma ótima pedida para o arquivo das atividades feitas, a fim de lhe proporcionar meios de elaboração de planilhas e relatórios. Como o Gmail, o sistema também trabalha com notificações para lembrança, e possui, inclusive, um aplicativo exclusivo para Smart fones e tablets.

Só nestas duas ferramentas, já deu para perceber que não é dificil ser organizado quando se conta com certas ajudas. Agora é você brigar com a sua própria inércia e mostrar quem é que manda!

#4 Resiliência

Eita palavra bonita! Mas muito mais do que bonita, é necessária.

O dicionário Aurélio define resiliência como “Habilidade de se adaptar com facilidade às intempéries, às alterações ou aos infortúnios”. Somente com esta definição já dá para entender o quanto esta qualidade é importante ao empresário, certo?

Quem pensa que deixar uma vida de empregado para se tornar dono do próprio negócio é um mar de rosas, melhor repensar os seus conceitos. Todos os dias, somos testados pela vida: um fornecedor que atrasa, um plano que não sai como o idealizado, uma interferência ou obstáculo que surge, em fim, somos rodeados de situações assim no nosso dia a dia.

E ser resiliente irá te deixar superior a tudo isso. Irá lhe manter calmo e com a cabeça fria para pensar e tomar a melhor decisão. Entender que existem divergências e que nem tudo sai da forma que planejamos.

Mas como ser resiliente?

Simples: aceite (com limites, é claro) as coisas como eles aparecem. Lute para mudar apenas o que você, de forma realista, acredita que pode realmente fazer para mudar. Entender que o tempo das outras pessoas é diferente do seu, e que às vezes manter-se calmo e em silêncio irá canalizar todas as suas energias para a melhor tomada de decisão. E o mais importante, que se adquire sendo resiliente: a experiência ruim de hoje, será estrutura emocional e inteligente para enfrentar situações adversas de amanhã, lhe dotando de sabedoria e capacidade emocional para lidar com tudo isso. Seja forte!

#5 Competitividade

A competição no mercado é saudável e fundamental para o desenvolvimento das empresas e dos empresários. Ela é sadia, pois regula toda a qualidade e a capacidade de oferecimento de produtos e serviços no mercado.

Por mais simples que sua empresa seja, tente superar os seus concorrentes. O que de diferente você pode oferecer ao seu cliente que seu concorrente (ainda) não oferece? Saiba ainda que você não pode se contentar com pouco, pois, como você, eles também têm as mesmas armas, que são a informação e a capacidade de ir além.

Como ser competitivo?

Entenda que ser competitivo não é estar sempre armado para rebater a concorrência, mas sim estar sempre preparado para inovar, ir além, sonhar mais alto e acreditar, acima de tudo. É não se acomodar em nenhum instante. É melhorar cada vez mais, todos os dias. É encarar os dias como oportunidades de dar um passo a frente, para o seu próximo nível. Aprimore processos, melhore o atendimento. Invista em sua imagem, trabalhe seus valores e imprima-os em cada atitude que tomar e faça isso se tornar rotina de todo o seu time de colaboradores. Seja sábio, seja inteligente!

Conclusão.

Existem centenas de habilidades que são importantes para quem decide se jogar no mundo dos negócios. Empreender é realizar sonhos, é lutar contra si e contra todos, é escalar um caminho mais difícil e tortuoso, mas que, no final, lhe proporcionará um imenso prazer de chegar ao topo e vislumbrar uma vista que só vê quem escala, quem busca, quem luta contra os seus próprios instintos.

Vale destacar que muitas dessas habilidades, transcendem o ambiente corporativo. São habilidades que aprendemos desde criança, na vida escolar, nos relacionamentos, na família.

Quando você empreende, resolve correr atrás do que acredita e do que gosta, você passa a estar só. Portanto, saiba que a capacidade de fazer escolhas, tomar decisões que vão desenvolver ou não o seu negócio, está em suas mãos. Somente você poderá alavancar as suas ideias.

E você deve estar pensando sobre o que é importante ou não quando se toma a decisão de empreender. Levantar cedo todos os dias, enfrentar todos os problemas, as dificuldades e até mesmo as incertezas que com certeza surgem e continuarão a surgir… Tudo isso não é nada comparado ao que se sente quando se chega no seu destino sonhado. Os frutos que poderemos colher, as pessoas que poderemos ajudar, as realizações que poderemos alcançar, certamente serão os maiores pagamentos, que vão muito além dos recursos financeiros que também surgirão. Trata-se de seguir em frente, dar um novo passo rumo ao próximo nível, rumo ao sucesso.

E aí, vamos juntos?

Gostou deste artigo? Compartilhe, comente o que você achar interessante, estamos aqui para trocar experiências. Marque um amigo, vamos interagir e fazer este conteúdo atingir o máximo de pessoas possível.

___
Referências:
Dicionário online Aurélio
Saia do lugar
Endeavor Brasil
Empregos.com.br
Comente