7 dicas para desenvolver um planejamento estratégico

Tempo de leitura: 2 minutos

shutterstock_138443456-waste-service-3

Nos dias atuais, posicionar-se adequadamente perante o mercado, tornou-se fundamental para o crescimento sustentável das organizações, e isso tem se mostrado eficiente para a definição do planejamento estratégico, que é a ferramenta de gestão que vai direcionar a empresa para o caminho que ela necessita seguir. Assim, elencamos alguns passos importantes para a elaboração de um eficiente planejamento:

Crie metas: A visão de futuro, ou aonde se quer chegar será a sua meta, tendo como ponto de partida o caminho pelo qual se deseja seguir.

Analise sempre: Entender bem os processos da empresa, os mecanismos que cercam o negócio, os concorrentes, o comportamento dos consumidores e a interação com os colaboradores o ajudarão a definir e descobrir pontos fortes, fracos para assim identificar as ameaças e oportunidades.

Conheça o Referencial: A missão, a visão e os valores devem ser muito bem compreendidos e vivenciados por todos os membros da organização.

Defina ações claras e estabeleça os seus objetivos: O que será necessário fazer para atingir a meta? Em quanto tempo? Quais são as projeções de custos e despesas? O que será necessário fazer para que todas as ações aconteçam?

Avalie constantemente: no meio do caminho, uma ou outra estratégia deverá ser ajustada, diante de fatores situacionais. A capacidade de entendimento e a maleabilidade para esses ajustes são muito importantes para que as metas iniciais sejam alcançadas.

Monitore: todos os passos planejados desde o início estão sendo cumpridos? Existem falhas em algum momento do trajeto? É imprescindível que tudo esteja dentro do planejado, ou que, pelo menos, pequenas alterações não o façam perder o controle.

Aprenda: Alcançou os objetivos? Se sim, concentre-se em todos os pontos positivos e aprimore-os. Se não, descubra onde errou e o que pode ter influenciado para o resultado negativo para mudanças. E o principal: aprenda com os erros.

O planejamento organiza o desenvolvimento de uma organização. Motiva os envolvidos e proporciona bons resultados. Nas próximas edições, falaremos mais um pouco sobre como aplicar comunicação no planejamento estratégico de uma empresa e qual a sua importância.