A importância do Planejamento para o crescimento do seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

Muito se fala sobre o assunto, mas será mesmo que você conhece a importância do planejamento para a sua empresa? Descubra neste post o que é, quais os tipos e qual a importância para o seu crescimento sustentável.

É, 2019 já chegou ao fim. E com ele, a necessidade de se organizar e de se preparar para o próximo ano. 

Se você deseja alcançar um objetivo com o seu marketing e outras áreas de sua empresa de forma efetiva e sem grandes surpresas, a sua melhor ferramenta é o planejamento. 

Com ele você vai ter mais clareza e uma visão amplificada para a tomada de decisões estratégicas para o crescimento sustentável do seu negócio.

Por tudo isso, é fundamental que você compreenda a importância do planejamento e não deixe que o tempo passe e anule o seu sonho, deixando suas metas pelo meio do caminho, sem chegar a uma concretização. 

Então, a hora de pensar sobre a importância do planejamento é agora.

Continue comigo que nas próximas linhas trarei a definição do Planejamento, quais os seus tipos e qual a importância que ele exerce para o seu negócio.

Índice de conteúdo

Imagem ilustrativa

Afinal, o que é planejamento?

Muito basicamente, planejar é o ato de reconhecer o seu estado atual (pode ser do seu negócio ou o seu próprio) e definir, claramente, aonde quer chegar. Tendo estas duas variáveis muito bem definidas, é possível traçar metas e criar planos de ação para seguir rumo ao alcance de tais objetivos.

Sem dúvida uma das melhores definições de Planejamento, Stoner (1985) diz que:

“É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos, e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.”

GOMES, Eugênio Maria. Compêndio de administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, via Portal Administradores.

A importância do planejamento

É fato que pelo menos a palavra “planejamento” faz parte de nosso vocabulário.

No entanto, diante da demanda de trabalho e de tantas coisas que precisam ser resolvidas no dia a dia, muitos empresários acabam deixando esta poderosa ferramenta de lado e não compreendem a devida importância do planejamento para a saúde dos seus empreendimentos.

Isso mesmo, deixam de lado. Ou melhor, “deixam para depois”, como dizem. E depois. E depois. 

O problema é que quando menos percebem, acabou o tempo, acabou o ano e se foram as chances de criar algo que pudesse melhorar e conquistar oportunidades de crescimento.

Parece complicado, eu sei. Não é atoa que muitos empresários não têm o hábito de planejar.

A verdade mesmo é que é mais fácil do que pensamos. Basta documentar o que você deseja e estabelecer de que forma você irá conseguir alcançar o desejado. Simples assim.

Os tipos de planejamento

Quando se tem planos maiores, os caminhos para alcançar o êxito são inúmeros. Mas, como organizar então este processo? 

Pensando nesta divisão de quem faz o quê, o planejamento possui uma classificação que é dividida em três tipos:

  1. Planejamento Estratégico
  2. Planejamento Tático
  3. Planejamento Operacional

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é onde tudo começa. Do ponto de vista externo, define-se a visão estratégica e de futuro de uma organização, ou seja, qual é o destino final que se deseja alcançar. 

Já do ponto de vista interno, de que maneira isso será possível, com a definição, por exemplo, das missões e dos valores da empresa.

Em geral, as decisões deste nível são todas tomadas pela alta gestão da empresa, como Diretores, Proprietários, CEO, Presidente, dependendo de como é a divisão hierárquica da empresa.

Planejamento Tático

Tendo em vista que o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático é mais específico. Ele é o responsável por criar as metas e as condições para que as ações estabelecidas pelo estratégico tenham condições de ser realizadas.

Nesta etapa, os planos são construídos e são mais detalhados para serem executados. Basicamente o plano estratégico é traduzido para planos táticos, de ação, como exemplo os planos de marketing, de marketing digital, marketing de conteúdo, de produção, de pessoal, etc.

Planejamento Operacional

Parte crucial do planejamento para tornar possíveis as metas estratégicas, o Planejamento Operacional é quem vai organizar as ações traçadas no nível tático, visando alcançar as metas. Em suma: é a etapa da execução, da “mão na massa”.

Importantíssimo lembrar que sem o “desembolar” dos planos tático e operacional, as metas estratégicas jamais saem das famosas “gavetas”.

É por isso que não adianta ter um planejamento estratégico maravilhoso se não há ação. A ação move tudo, não é mesmo?

Mudanças são sempre necessárias

De fato já é de amplo conhecimento que nem sempre as coisas saem como planejadas, certo? Por isso, principalmente nas ações de longo prazo, podem ser necessárias algumas mudanças, e isso é um fator importante para todo planejamento. A famosa “capacidade de adaptação e adequação à realidade”. 

Por esta razão, a revisão constante do planejamento é fundamental. As alterações precisam impactar o mínimo possível, para que a projeção de tempo e de recursos não sejam afetadas drasticamente.

Quero ajuda para desenvolver meu planejamento

Concluindo

Este artigo teve como objetivo apresentar a importância do planejamento para o crescimento e desenvolvimento sustentável do seu negócio. Trouxe a sua definição, quais são os tipos e por que o planejamento é tão importante para a saúde do seu negócio.

Embora este não seja um artigo prático, ensinando, de fato a fazer um planejamento, a sua essência foi destrinchada e é de extrema importância para o seu processo de planejamento.

Entendemos que o Planejamento é, basicamente a definição do estado atual e do estado desejado (futuro) e quais ações e meios serão adotados para que o estado desejado seja alcançado.

Para isso, vimos que o Planejamento é dividido em 3 tipos: o estratégico, o tático e o operacional. Eles estão presentes nos três níveis hierárquicos de uma organização e a sua sincronia é crucial para o sucesso.

Se você chegou até aqui significa que curtiu o meu artigo e eu fico muito feliz. Mas, a pergunta que não quer calar: você realiza o planejamento do seu negócio?

Gostou do artigo? Curta, compartilhe, comente.