A importância de ter um site para se manter no mercado: 5 grandes vantagens para o seu negócio

Marketing digital

A importância de ter um site para se manter no mercado: 5 grandes vantagens para o seu negócio

Helder Tobias
Escrito por Helder Tobias em 28 de agosto de 2019
8 min de leitura
Junte-se a centenas de empreendedores

Faça parte de minha lista VIP e receba novos conteúdos no seu e-mail

Você já refletiu sobre o por que a sua empresa precisa ter um site? Confira algumas vantagens para você entender a importância, que vai desde a presença de marca até o aumento de suas vendas.


Você gostaria de acompanhar os resultados de sua empresa sempre otimistas?

Deseja obter informações estatísticas do seu público, como por exemplo, suas necessidades e desejos e dados do seu comportamento digital?

Quer ser encontrado pelos seus clientes que buscam na internet os produtos e serviços que você vende?

Gostaria de ver a sua marca crescer cada dia mais e conquistar mais espaço no mercado em que atua?

Se sua resposta foi sim em pelo menos uma ou em todas as perguntas que fiz acima, saiba que o primeiro passo para alcançar suas metas é estar presente no ambiente digital. Estou falando, basicamente, que sua empresa precisa ter um site.

Ter um site é essencial para que seu negócio ganhe mais visibilidade na internet e aumente o número de clientes. Além disso, possibilita ser encontrado nos mecanismos de busca, aumenta a presença digital, constrói autoridade e muito mais.

Continue a leitura deste post e desvende essas importantes vantagens que meu refito.


Sumário:

  1. Ser encontrado com facilidade
  2. Mantém presença digital e fortalece sua marca
  3. Ajuda a construir autoridade e a educar o mercado
  4. Cria e fortalece relacionamento com clientes
  5. Contribui para aumentar suas vendas
  6. Conclusão

1 – Ter um site ajuda sua empresa ser encontrada com mais facilidade

Hoje, estar presente no ‘mundo digital’, o que inclui ter um site, estar nas redes sociais e adotar estratégias de marketing digital, deixou de ser opção para as empresas.

Mesmo assim, muitos empresários ainda continuam com objeções ou dúvidas se o seu negócio realmente necessita de um site ou se deve investir em outras estratégias digitais.

Milhões de buscas são realizadas diariamente no Google. Pessoas estão, neste momento, pesquisando informações sobre diversos assuntos, entre eles, produtos e serviços que sua empresa vende.

Dados do IBGE de 2018 revelaram que o número de pessoas com acesso à internet só aumenta: segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) três em cada quatro domicílios do país possui acesso à internet.

Estas informações são valiosas para que você possa fazer sua análise e entender que os consumidores estão, todos os dias, na internet.

E ser encontrado, então, aparecer nestas buscas, é fundamental para o aumento das atividades financeiras do seu negócio, ou, arrisco em dizer, para se manter no mercado.

2 – Mantém presença digital e fortalece sua marca

Presença digital é a maneira que sua marca se posiciona nos ambientes digitais, principalmente na internet. Isso significa estar lá, disponível, para quando os clientes necessitarem consultar alguma informação ou descobrir como comprar seus produtos ou serviços.

Uma das maneiras mais simples e essencialmente importante para manter esta presença digital é ter um site. A partir dele, seu negócio é encontrado com mais facilidade, como citei acima, e fica disponível na rede.

Obviamente existem outras estratégias, também importantes, para fortalecer a sua presença digital e sua marca, como as redes sociais, o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, entre outras, o que é assunto para outro post.

Assim, mesmo que sua empresa tenha um know holl de anos de mercado, excelência nos produtos ou serviços e qualidades no atendimento, é fundamental que ela esteja presente no ambiente digital, fortalecendo a percepção de marca e estando atenta às mudanças provocadas pela inclusão digital.

E isso tudo gerar valor. Fortalece sua marca.

3 – Ajuda a construir autoridade e a educar o mercado

Primeiramente, ter autoridade na internet é o mesmo que dizer que seu conteúdo é amplamente conhecido e respeitado. E isso significa que, além de você ser uma fonte confiável de informação, certamente colherá bons frutos com seus clientes.

Existem diferentes tipos de negócios e possibilidades. Em quase todos os casos, a informação é fator chave para que os consumidores criem um vínculo e tomem decisões de compra.

Quando você produz informações relativas ao seu nicho que sejam de alto valor ao seu público, certamente você estará realizando um excelente trabalho de educação de mercado, porque está ensinando, informando e se tornando autoridade sobre o assunto.

É claro que o Google, por exemplo, apresenta vastas opções para aprender, mas, com as estratégias certas de otimização, seu conteúdo certamente ganhará o merecido destaque.

E assim vai sendo construída a sua autoridade na internet. E só para constar, ter um site é simplesmente o início de tudo.

Receba meus conteúdos em primeira mão, direto no seu e-mail. Clique aqui e cadastre-se!

4 – Cria e fortalece relacionamento com clientes

Uma das grandes vantagens de ter um site é a possibilidade de estabelecer um elo com seus consumidores.

Por meio do conteúdo (realmente relevante) é possível criar esse relacionamento e garantir a conquista da confiança, com informações educativos ou mesmo ajuda para solucionar problemas, o que aumenta ainda mais esse elo.

Uma vez conquistada a confiança de sua audiência, seu negócio ganha, de quebra, a fidelização, fazendo dos clientes, verdadeiros embaixadores de sua marca, produto ou serviço.

Confira algumas formas de manter um bom relacionamento com seus clientes pelo seu site:

  • Produção conteúdo relevante e materiais ricos sobre os problemas que o seu público enfrenta;
  • Criação de uma central de relacionamento e espaço para as dúvidas frequentes;
  • Possibilidade de responder comentários e sanar dúvidas das pessoas nos posts de blog;
  • Instalação de um chat em tempo real para atender aos clientes que visitam o site naquele momento;
  • entre outras.

Citei estas formas de criar relacionamento com a sua audiência, mas existem muitas outras. O mais importante, aqui, é você entender que ter um site para seu negócio é como ter um escritório “virtual”, onde seu cliente poderá consultar e conversar com seu time sem sair de casa.

5 – Contribui para aumentar suas vendas

Cheguei agora no ponto de maior interesse, não é mesmo? Qual empresa não quer gerar resultados e aumentar vendas? Afinal, a principal função de um negócio é gerar lucro.

Existe uma metodologia que surgiu recentemente, chamada Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Basicamente é uma forma de publicidade onde as empresas se promovem por meio da produção de conteúdos relevantes ao seu público, com o objetivo de atrair, relacionar e converter (vender).

Na prática, não é uma estratégia de venda direta, mas sim de atrair o público interessado no seu produto, fornecer conteúdo gratuito e que seja relevante a ele, ou seja, se relacionar para que, no momento do cliente tomar a decisão de compra, aumente significativamente as chances de escolha de sua empresa.

Esse processo também é chamado de “funil” de vendas ou jornada de compra. E ter um site, por fim, é fundamental neste processo, porque é nele que estarão as informações e ferramentas necessárias para que o seu cliente efetive a compra, entre em contato e resolva o que tiver de ser resolvido.

Conclusão

Se você chegou até aqui é porque considerou este conteúdo relevante, e isso é muito bom! 🙂

Neste post eu trouxe algumas vantagens para a sua empresa ter um site, como um pilar fundamental para a sua estratégia de marketing digital focada em resultados.

Pudemos entender a importância que ter um site exerce para manter a credibilidade, fortalecer sua marca, construir relacionamentos, educar o mercado e, por fim, vender mais.

Se o seu negócio ainda não possui um site, ou o mesmo encontra-se desatualizado em termos tecnológicos e de conteúdo, não perca mais tempo e inicie o planejamento para a criação ou atualização. Os resultados aparecerão mais rápido do que você imagina.

Gostou do conteúdo? Comenta aí ou compartilhe com alguém que você goste. Se tiver dúvidas ou quiser trocar ideia, envie uma mensagem e a gente conversa.


Receba meus conteúdos em primeira mão, direto no seu e-mail. Clique aqui e cadastre-se!

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários! :-)