Design Marketing

Design, arte e negócios. Qual a relação?

4 de maio de 2016 1 min read

autor:

Design, arte e negócios. Qual a relação?

Reading Time: 1 minute

Se fizermos uma busca pelo termo design por qualquer dicionário online iremos constatar que o seu significado diz respeito à concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), no que se refere à sua forma física e funcionalidade.

Existe hoje muita confusão de significados do design com a arte. São duas coisas que, embora estejam de certo modo interligadas, são distintas. Muitos autores da literatura da área já levantaram essa distinção. De um lado, a arte, entre muitos objetivos, visa a estimular reações, ainda que contrárias, sem qualquer preocupação com a estética ou com uma função específica.

De outro lado, o design, visa a solucionar um determinado problema, atingir a uma meta, ser uma ferramenta de estratégia, preocupando-se com a junção da estética e a funcionalidade, principalmente.

Trazendo essa discussão para a esfera empresarial, um bom design é aquele que conversa positivamente com o público, que exerce uma função específica, que venda uma determinada causa, mas sempre tendo como princípio básico um sólido objetivo, um planejamento e um ‘norte’. Portanto, design não é arte, é uma peça fundamental no planejamento estratégico de uma marca, de um produto ou de um serviço.

Design é projeto. Design é função. Design é solução.


Contrate assessoria completa e especializada de comunicação para sua empresa. Investir em comunicação é pensar estrategicamente no futuro.

Possui formação em Publicidade e Propaganda com experiência de quase 20 anos em marketing, comunicação e processos criativos. Iniciou sua carreira profissional no ano de 2001, trabalhando com desenvolvimento de sites e design gráfico. Foi colaborador de renomadas instituições e prestou consultoria e assessoria de comunicação e marketing para diversas empresas. Ao longo de sua trajetória e vivência profissional, especializou-se de forma multidisciplinar em gestão da comunicação/marketing, branding (marcas), digital (sites/blogs, SEO, redes sociais, anúncios), marketing de conteúdo (estratégia, produção e distribuição), design gráfico (online e offline), entre outros. Atualmente presta consultoria de marketing e atua com estratégia e produção de conteúdos para web e redes sociais.