A importância do conteúdo no marketing digital

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesse período de transição, em que o marketing tradicional perde a sua força, adotar estratégias de conteúdo digital tem sido fundamental para manter relacionamento e engajamento com o público-alvo de um negócio ou marca

A publicidade, como a conhecemos, está mudando. Não se tem mais a mesma efetividade investindo somente em mídias tradicionais, como fizemos até então. Evidentemente ainda são estratégias consideradas, desde que aplicadas com devido planejamento e, primordialmente, com ações que incluem a atuação no ambiente digital. As mídias digitais estão se destacando no alcance e na efetividade, quando nos referimos à publicidade, e, por isso, tem sido estratégico o investimento nesses canais, onde é crescente o envolvimento das pessoas que são, afinal, o alvo dos negócios e marcas.

Neste grande boom digital, que vem ocorrendo nos últimos anos, surgiram as redes sociais, que são estruturas digitais compostas por pessoas e/ou organizações que se conectam e compartilham ideias, valores e objetivos comuns. Uma de suas características principais, que as tornam populares e cada vez mais utilizadas, é a possibilidade de estabelecer relacionamentos horizontais, ou seja, consumidores tem o mesmo poder que as marcas (nesses canais), de opinar, iniciar ou interromper diálogos e expressar suas posições.

Diante de tudo isso, tornou-se mais que fundamental, as empresas criarem estratégias não só de presença, mas de atuação nesses canais, em busca de um perfeito diálogo com seus clientes e públicos em potencial. É uma forma de se conectarem ao pensamento coletivo do seu público, “falar” a mesma língua, e sem dúvidas, descobrir caminhos para aumentar a rentabilidade e a lucratividade dos seus negócios.

E é neste ponto que as mídias e toda essa movimentação digital têm se tornado estratégias disruptivas ao marketing tradicional. E este momento pode ser considerado crucial, pois se trata de um momento de transição, onde as estratégias de vendas e de branding estão sendo repensadas constantemente. Uma das grandes vantagens de todo esse “novo” processo, é a possibilidade de obter métricas mais consistentes, por se tratarem de dados medidos criteriosamente, graças às tecnologias atuais.

Conteúdo

Criada essa demanda de presença e interação nas redes sociais, os públicos estão cada vez mais exigentes, e esquivam-se de marcas que utilizam esses canais focadas somente em propaganda e para vender de forma escancarada. Neste momento, é necessário um esforço para atingir os objetivos mercadológicos sem perder o cliente: e a chave para manter essa importante conexão é o conteúdo: criar temas relevantes que interessam para o seu público e que realmente gere engajamento.

Se esse trabalho de gerar conteúdo for eficiente e eficaz, será possível manter um bom relacionamento com os consumidores. E SIM, também será possível melhorar o relacionamento, reforçar o posicionamento, aumentar as vendas e muitas outras ações, que consequentemente refletirão na sustentabilidade do negócio.

Comente