O que é marketing digital e por que sua empresa não deve ignorá-lo

Nos últimos anos, houve um salto quântico no número de empresas interessadas em manter algum tipo de relacionamento com o seu cliente, por meio do marketing digital.

Você sabe o que é marketing digital? Leia este post e saiba tudo sobre esta ferramenta estratégica poderosa para aumentar vendas e manter relacionamento com seus clientes. Não fique para trás, comece hoje.


Nos últimos anos, houve um salto quântico no número de empresas interessadas em manter algum tipo de relacionamento com o seu cliente, por meio do marketing digital.

Isso tudo aconteceu porque, entre vários fatores, a internet passou a ocupar um espaço significativo na vida dos consumidores, principalmente com a chegada das redes sociais, que intensificam os relacionamentos entre pessoas e marcas.

Com base neste novo cenário, as empresas que não se adaptarem a essa nova forma de gerenciar marketing e fazer comunicação, certamente ficarão para trás e serão engolidas pelo mercado, que não para de se tornar cada vez mais digital.

O que é Marketing Digital

O Marketing digital é o trabalho em que são formuladas estratégias mercadológicas e de comunicação implementadas por meio da internet, telefonia celular e outras formas, sempre com a finalidade de atrair, converter, reter e se relacionar com clientes.

Este novo modelo de marketing [digital], assume um papel fundamental no trabalho de fortalecimento de marca, na imagem interna e externa das empresas e, é claro, nas vendas e novos negócios.

Por isso, cada vez mais, torna-se imprescindível que os empresários entendam que se posicionar no ambiente digital é uma questão vital para o alcance de resultados.

A seguir, juntei algumas boas razões, em três frentes, que vão fazer você repensar os seus conceitos e a refletir sobre como é necessário e importante investir no digital de sua empresa.

1# Com o Marketing Digital, a “velha” comunicação está mudando

Por muito tempo as ações de comunicação do marketing tradicional nas empresas se nortearam basicamente em “empurrar” produtos ou serviços para os seus consumidores, indo atrás deles, utilizando métodos a partir do princípio de uma comunicação verticalizada, ou seja, o emissor da informação (comunicador/anunciante/marca) ditava os conteúdos e o tema em que os receptores (consumidores) deveriam acessar nas campanhas e comunicados.

Este método, considerado hoje um pouco ultrapassado, ainda é utilizado por muitas empresas, que ignoram o fato de os consumidores não serem mais os mesmos: hoje, consumidores ‘ditam’ em como uma marca deve se comunicar com ele, pois nunca esteve tão exigente e consciente daquilo que desejam.

2# Baixos custos e muitas possibilidades

O investimento em publicidade e propaganda sempre foi elevado.

Entre as pequenas, principalmente, raras eram as empresas que possuíam, de fato, parte de seu faturamento para investimento na área.

Além disso, os meios disponíveis que atingiam um grande número de pessoas eram absurdamente caros e inacessíveis para empresas de pequeno porte ou que estavam se lançando no mercado.

Com o avanço das tecnologias e o surgimento da internet, esta realidade começou a mudar para todos os lados:

  • os consumidores ganharam uma liberdade incrível nas suas escolhas de compra e na busca de informações;
  • as marcas intensificaram sua forma de se mostrar ao mundo com diversos tipos de conteúdos, já que a internet possibilitou uma infinidade de maneiras para tal;
  • os meios de comunicação puderam se reinventar e criar novas opções [digitais] para oferecer às empresas.

Com todas estas vantagens, além dos custos bem abaixo, como disse acima, as estratégias digitais ganham disparadamente das “tradicionais” pelo fato de poderem ser medidas.

3# Resultados Mensuráveis

Hoje, com o digital, é possível anunciar em diferentes canais e saber exatamente quantas pessoas viram, clicaram, compartilharam ou rejeitaram uma campanha.

É possível medir, por meio de dados concretos e reais, qual é o impacto sobre o consumidor, referente ao valor investido.

É possível fazer muito mais, por muito menos.

Suponhamos que investimos um aporte de R$ 4 mil mensais referente a uma página semanal de um determinado jornal impresso. Um anúncio impresso em um jornal tem pouco tempo de vida. No dia seguinte, quando o jornal já tem a data ultrapassada, o anúncio “morre”. Estes mesmos R$ 4 mil poderiam ter sido investidos em anúncios em diversas plataformas digitais, como redes sociais (Facebook e Instagram Ads), Google Ads, aplicativos, e muitos outros. O número de pessoas que veriam esse anúncio é incrivelmente maior, quando comparado ao do jornal, e isso impactaria, consequentemente, um número também maior no retorno esperado.

Além disso, os canais digitais oferecem ferramentas de análise de métricas muito precisas, o que não acontece no caso dos jornais e revistas impressas. Tudo isto, ainda, sem mencionar que o custo para todo o processo é menor, não há impacto ambiental direto e é uma excelente forma de se obter maior controle sobre os investimentos da empresa.

Conclusão

Espero que com este artigo você tenha entendido a importância dos investimentos em Marketing, com foco em Marketing Digital.

Que investir no digital é dizer sim à modernidade e aos novos rumos que os negócios estão tomando.

É falar a mesma língua do público, em diferentes faixas etárias, classes, culturas e ainda ficar de olho em tudo o que acontece no mercado.

É otimizar tempo e recursos para o que realmente importa, fortalecendo os processos de tomada de decisão e nos ajustes estratégicos dos planejamentos traçados para suas realidades.

Quer conversar sobre as estratégias de marketing digital e os rumos de sua empresa? Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *