Marketing

Identidade corporativa: o que é e qual a importância em tê-la definida

6 de agosto de 2016 2 min read

autor:

Identidade corporativa: o que é e qual a importância em tê-la definida

Reading Time: 2 minutes

Identidade corporativa é um termo comum no ambiente do marketing e define o conjunto de característica de uma empresa

Vou iniciar esta reflexão com uma citação do renomado Joan Costa, que é considerado, no mundo da comunicação no âmbito científico, uma das personalidades principais:

“A identidade é o DNA da empresa. Por isso, e não por outro motivo, toda organização é única, diferente, irrepetível. Está escrito em seus cromossomos”.

Joan Costa

O que é identidade corporativa?

Realizando uma rápida pesquisa por qualquer dicionário, constata-se que a palavra identidade, basicamente, define o conjunto de caracteres particulares e exclusivos, com os quais se pode diferenciar pessoas, coisas, animais, uns dos outros.

Em uma empresa, podemos utilizar essa mesma lógica: a sua identidade pode ser definida por um conjunto de características muito próprias que nenhuma outra possui.

Algumas dessas características podem ser observadas, por exemplo, na marca gráfica (identidade visual), na forma com que os seus clientes são tratados, no seu posicionamento de mercado, nas suas crenças, etc.

A importância da Identidade

Com base nesse conceito, é fundamental que toda empresa, ao iniciar sua atuação no mercado, conheça bem a sua essência.

Mas sabemos que por decorrência da alta pressão do próprio mercado, dos cenários econômico e competitivos, dentre outras razões, as empresas precisam atuar com os recursos que estiverem disponíveis.

Para esses casos, é importante saber que nunca é tarde para iniciar o processo de autoconhecimento e definição de identidade.

O principal gatilho para esta ação é ter a certeza de que todos os envolvidos no seu negócio (empresários/sócios, clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros) entenderão o seu mecanismo de funcionamento, e isso irá contribuir para uma maior rentabilidade e sobrevivência no mercado.

Assim, para começar, vale a pena simplesmente parar para refletir um pouco com os seus colaboradores, sobre algumas questões muito básicas:

  • Quem somos?
  • Por quê estamos no mercado?
  • O que fazemos?
  • Qual a nossa razão de existir?
  • No que acreditamos?
  • Agimos com ética e respeito ao ambiente e às pessoas?
  • Quais são os nossos sonhos e ideais para o futuro?
  • Como vamos nos manter? Nos próximos posts abordaremos algumas dessas questões.

Bom trabalho!

Possui formação em Publicidade e Propaganda com experiência de quase 20 anos em marketing, comunicação e processos criativos. Iniciou sua carreira profissional no ano de 2001, trabalhando com desenvolvimento de sites e design gráfico. Foi colaborador de renomadas instituições e prestou consultoria e assessoria de comunicação e marketing para diversas empresas. Ao longo de sua trajetória e vivência profissional, especializou-se de forma multidisciplinar em gestão da comunicação/marketing, branding (marcas), digital (sites/blogs, SEO, redes sociais, anúncios), marketing de conteúdo (estratégia, produção e distribuição), design gráfico (online e offline), entre outros. Atualmente presta consultoria de marketing e atua com estratégia e produção de conteúdos para web e redes sociais.