O que é WordPress e por que utilizar em seu site como uma ferramenta de marketing

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é wordpress e por que utilizar? Descubra neste post como esta plataforma pode se tornar uma ferramenta estratégica de marketing para o seu negócio

O que é WordPress

Se você é da área de marketing, de tecnologia da informação, ou ainda, empreendedor, que gosta de saber de tudo um pouco, provavelmente já deve ter ouvido falar ou saber o que é o CMS WordPress, uma das plataformas mais utilizadas para a gestão de conteúdos na internet, de forma intuitiva e simples.

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS, sigla que origina do termo inglês Content Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Até há poucos anos, a edição de sites era feita exclusivamente por profissionais da área, ou seja, webdesigners e programadores, tendo o seu custo relativamente alto, principalmente para empreendedores, micro e pequenas empresas.

Com a chegada dos CMS’s, esta realidade mudou. Hoje, é possível criar um site do zero, utilizando essas ferramentas, sem muitos conhecimentos técnicos.

Vale ressaltar que o trabalho de designers e programadores não foi diminuído, muito pelo contrário: quem trabalha com desenvolvimento de temas e sites utilizando o WordPress, necessita de constantes reciclagens. A grande questão aqui é que, utilizando um CMS, qualquer pessoa com conhecimentos básicos de internet poderá fazer pequenos ajustes, inserir e editar conteúdos, sem que, para isso, seja necessária a contratação de especialista, poupando tempo, que também quer dizer dinheiro.

Basicamente, então, o CMS faz a parte ‘difícil’, que é organizar os códigos para que possamos fazer a parte ‘fácil’ que é publicar e atualizar os nossos sites.

Dados sobre o WordPress

Segundo uma recente pesquisa feita por empresa de consultoria austríaca, a W3Techs, o WordPress é a plataforma de 30% de todos os sites na internet.

A pesquisa foi realizada na web com cerca de 10 milhões de sites, com dados de Alexa, companhia que fornece informações de tráfego e análise de dados.

Esses números mostram que o WordPress está na liderança há um bom tempo, à frente de sistemas concorrentes como o Joomla, o Drupal, o Magento, entre outros, por uma diferença considerável.

Só para se ter uma ideia, o Joomla, de acordo com a pesquisa, ocupa o segundo lugar no ranking, com apenas 3% dos sites. Cabe ressaltar que o restante dos sites são criados do zero ou utilizam CMS’s que não foram monitorados pela empresa.

WordPress.com e WordPress.org

Certamente você deve estar em dúvidas sobre qual WordPress utilizar, tendo em vista a existência desses dois sites: wordpress.com e wordpress.org.

Antes de mais nada, quero deixar esclarecido que o site wordpress.com nada mais é do que um serviço gratuito de sistema de Blog, como por exemplo o Blogger.

Já o WordPress.org, trata-se do site oficial da plataforma, onde se encontra o arquivo fonte de instalação do WordPress que pode ser feita em outros servidores de hospedagem.

No final das contas, o sistema é o mesmo, porém, algumas vantagens se aplicam na instalação do sistema no servidor, conforme descrevo:

  • 100% customizável;
  • Liberdade criativa;
  • Possibilidade de instalação de qualquer plugin (falarei mais abaixo);

Continue a leitura desse post que vou apresentar algumas razões surpreendentes que me convenceram a utilizar desde 2010, para que você também possa utilizar. Vamos lá?

É um sistema open source

Isso significa que é uma ferramenta gratuita e de código aberto, ou seja, existe uma comunidade de desenvolvedores que podem contribuir constantemente com a sua melhoria, proporcionando novos recursos e constantes adequações à tecnologia.

Instalação Fácil

A “famosa instalação de 5 minutos”, palavras descritas no próprio sistema, difere o WordPress da maioria dos outros CMS’s, necessitando apenas de alguns dados do servidor, sem qualquer configuração que possa dificultar o processo.

Além de muito simples e de fácil entendimento, a instalação é totalmente guiada e autoexplicativa.

Otimizado para SEO

Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são hoje fundamentais para qualquer site se posicionar na internet.

O WordPress oferece esse suporte, sendo uma plataforma desenvolvida com códigos limpos em sua programação, sempre de acordo com as exigências do Google, nos algorítimos em constante modificação, para a consideração de bons textos e a indexação dos sites, por exemplo.

WordPress é seguro

A segurança na internet é, atualmente, uma questão sempre em pauta pela maioria dos gestores de sites. Por ser o WordPress o CMS mais popular do mundo, é natural que ele seja foco de hackers, por exemplo.

Por isso, constantemente, a comunidade de desenvolvedores investe seu tempo e dinheiro para garantir atualizações de segurança, mantendo a plataforma estável e dificultando, cada vez mais, a atuação desses hackers.

Versão mobile

O sistema WordPress é completamente responsivo, ou seja, você consegue fazer ajustes no seu site pelo celular, poupando tempo.

Isso sem contar no suporte que ele oferece para que os Templates (temas) também sejam 100% ajustáveis a qualquer dispositivo móvel, facilitando o acesso e a leitura dos conteúdos.

Plugins à vontade

Um Plugin do WordPress se trata de um complemento no sistema que vai oferecer outros recursos, não básicos, que não vem pré-instalado na plataforma.

Existem milhares deles, e um bom exemplo é o Yoast SEO, um dos mais utilizados no mundo para ajustar as configurações de SEO, facilitando a indexação do site nos mecanismos de busca como o Google.

Os plugins podem ser instalados através da sessão específica de plugins, no site oficial da plataforma.

Conclusão

A intenção desse artigo é mostrar algumas das razões que me convenceram a utilizar o WordPress no meu trabalho de marketing e marketing de conteúdo, desde 2010, e que acredito poder ser também para você que está em busca de soluções que melhorem os seus resultados na internet.

Obviamente que se trata de um artigo informativo, com fontes e referências inspiradas, além de minha experiência prática, de outros sites de relevância. Cabe a você também pesquisar e se inteirar sobre o assunto.

E você, já possui alguma experiência com o WordPress? Conte aqui nos comentários!

Comente